Born-digital art: modelos de documentación como medida de conservación
DOI:
https://doi.org/10.37558/gec.v11i0.469Palavras-chave:
born-digital art, Key words, arte digital, digital art, arte analogical, analogical art, obsolescencia, obsolescence, modelos de documentación, documentation models and conservation., conservación, software, hardwareResumo
El objetivo de este articulo es presentar una revisión de los modelos de documentación actuales dirigidos a la conservación de digital y born-digital art.
Del examen de los proyectos de referencia y de los modelos de documentación vigentes, se evidencia que los mayores problemas para la conservación radican en que los modelos se tienen que adaptar a cada caso específico, puesto que entraña una gran dificultad que adquieran un carácter de aplicación general. Debido a que no todos los modelos contemplan siempre la problemática de la obsolescencia de soft- y hardware así como la posibilidad de unir aspectos conservativos con documentales, queda evidenciada la necesidad de revisar y actualizar los modelos de documentación como medida de conservación.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.



