Património industrial na Índia: desafios e obstáculos na sua identificação, proteção e gestão
DOI:
https://doi.org/10.37558/gec.v24i1.1267Palavras-chave:
Património Industrial Indiano, Fábricas de Mumbai, Património Ferroviário, Conservação, Gestão do PatrimónioResumo
Este artigo explora o conceito de Património Industrial e a sua relevância no contexto indiano. A conservação na Índia apresenta desafios únicos que resultam de um quadro de proteção limitado, da complexidade dos recursos patrimoniais e de uma sensibilização e prioridade limitadas. As principais questões com que se confronta a preservação dos sítios do Património Industrial na Índia estão relacionadas com a sua falta de identificação como recurso cultural e com a falta de sensibilização das comunidades locais devido à sua perceção e atitudes em relação a este. Mas a questão continua a ser como sensibilizar a opinião pública para a necessidade de preservar e promover o nosso património industrial de uma forma holística, para a sua conservação como um legado cultural e como parte das nossas identidades neste mundo globalizado. Este artigo explora os desafios da documentação, proteção, restauro e gestão dos sítios de Património Industrial na Índia, com base na experiência pessoal dos últimos 27 anos na tentativa de os conservar.
Downloads
Referências
D’MONTE, D. (2005). Ripping the Fabric: The decline of Mumbai and its Mills. New Delhi: Oxford University Press.
D’MONTE, D. (2007). Mills for Sale, The Way Ahead. Mumbai: Marg Foundation.
FARNIE D.A. and HENDERSON W.O. eds, (1999). Industry & Innovation: Selected Essays by W.H. Chaloner. London: Frank Cass. (99-120)
GUPTA, D. (2004). “The state of Industrial Heritage in India”. TICCIH Bulletin [Summer] 25: 1-8. Available at https://ticcih.org/wp-content/uploads/2013/04/B25.pdf. (accessed on 25.5.23)
INTACH. (2020). State of Built Heritage In India: case of the unprotected. New Delhi: INTACH.
JOSHI, M. (2017), “An introduction to Industrial Heritage in India and the inventory of Industrial Heritage of India”. In: Industrial Heritage in India: Knowledge Condition and Significance Seminar. New Delhi, ICOMOS India & TICCIH Sweden. 4-7. https://smartnet.niua.org/content/fe889cb5-ae00-47a7-8a10-6fda1b211d6c
KRISHNAN, S. (2005). “Of Cogs and Wheels, of Mills and Machines”, Art India, Heritage Issues, X (2): 35-37. https://www.artindiamag.com/wp-content/themes/art-india/archives-files/2005/Vol-10-Issue-2/mobile/index.html (accessed on: 28.5.2023)
TIPNIS, A and SINGH, M. (2021). “Defining Industrial Heritage in the Indian Context”, Journal of Heritage Management, 6 (2): 120-139. DOI: https://doi.org/10.1177/24559296211045302
YADAV, K. (2006). ‘When Industry is Heritage’, The Financial Express (daily newspaper) 23rd April, New Delhi Edition.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.



