La conservación del patrimonio etnográfico a través de la musealización
DOI:
https://doi.org/10.37558/gec.v5i0.191Palavras-chave:
conservación, patrimonio etnográfico, musealización, museo etnográfico.Resumo
La conservación del patrimonio etnográfico está muy ligada al proceso de musealización que se está llevando a cabo a nivel mundial desde hace varias décadas. El patrimonio etnográfico, antes calificado viejo y considerado como algo inútil, ahora es denominado antiguo, se conserva, colecciona y revaloriza pasando a ser un bien museable. El patrimonio etnográfico es la mejor y más perfecta conjunción entre patrimonio tangible e intangible, y por ello el interés de los museos etnográficos no debe residir sólo en conservar, coleccionar, exhibir y proyectar el objeto (con un carácter únicamente materialista) sino también el no objeto (piezas inmateriales e ideas que contextualizan los bienes) y los sujetos (aludiendo a la comunidad). A su vez, los museos deben custodiar el patrimonio etnográfico teniendo en cuenta las condiciones medioambientales para su óptima conservación.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.



