As três dimensões da cor na reintegração cromática diferenciada: a importância da luminosidade
DOI:
https://doi.org/10.37558/gec.v9i0.319Palavras-chave:
reintegração cromática, lacuna, tonalidade, luminosidade, saturação, forma, texturaResumo
A reintegração cromática diferenciada tem por objetivo a redução da perceção da lacuna como figura, e sobre esteprincípio basilar pretendemos, mediante os fenómenos de perceção, analisar as três dimensões da cor (tonalidade, saturaçãoe luminosidade) e o seu impacto na reintegração cromática. Primeiramente é fundamental refletir sobre a natureza da próprialacuna, e desta forma caracterizar as problemáticas que coloca, analisar as propostas pré-existentes e definir os contornos demetodologia através da experimentação prática. Neste ensaio académico, utilizaram-se ferramentas informáticas de tratamentode imagem, com o objetivo de experimentar e aferir qual (ou quais) as variáveis mais relevantes para a reintegração cromática,dando-se especial atenção à luminosidade como um fator relevante na reintegração cromática, podendo ser utilizada comoferramenta de avaliação de uma reintegração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e de propriedade intelectual e garantem à revista Ge-Conservación o direito de edição e publicação do trabalho, sob a Creative Commons Attribution License. Este permite a partilha do trabalho, por outros, com o reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os artigos podem ser utilizados para fins científicos e formativos, mas nunca com fins comerciais, expressamente, sancionados por Lei.
A informação existente nos artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
A revista Ge-Conservación e os autores podem estabelecer, em separado, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão da obra publicada na revista (por exemplo, colocá-la num repositório institucional ou publicá-la em livro), com o reconhecimento da sua publicação inicial nesta revista.
É permitido e incentivado aos autores difundirem os seus trabalhos, electronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site) depois da sua publicação na revista Ge-Conservación, já que pode dar lugar a intercâmbios produtivos, assim como a citações mais amplas e mais cedo dos trabalhos publicados pelo autor.
Os dados pessoais fornecidos pelos autores são utilizados, unicamente, para os fins da revista e não serão proporcionados a terceiros.



